Com 3.527 habitantes, a cidade está situada em região montanhosa e possui o distrito de Itapanhoacanga como um de seus destaques.
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt
Com 4.332 habitantes, Couto de Magalhães está situada nas cristas e topos da Serra do Espinhaço, numa região de rara beleza.
Com 5.040 habitantes, Datas possui belezas paisagísticas e resquícios arquitetônicos do período colonial.
Com 44.705 habitantes, Diamantina é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e a principal cidade do Circuito.
Com 5.739 habitantes, a cidade se destaca pelas fontes de águas termais.
Com 11.834 habitantes, Gouveia possui serras, pinturas rupestres, cachoeiras e a trilha da antiga linha ferroviária, além do Cobu, uma quitanda feita à base de fubá e abóbora.
Com 2.545 habitantes, Monjolos se destaca pelo antigo leito da linha de trem, pelas cachoeiras, pela vegetação e pelos sítios arqueológicos, com pinturas rupestres, que permitem passeios maravilhosos.
Com 2.975 habitantes, o município guarda a Serra do Funil, com paredões de até 80 metros e a presença do Canyon por onde passa o rio Tijucal, considerado um dos lugares mais bonitos de todo o Circuito dos Diamantes.
Com 14.856 habitantes, o município está localizado na mesoregião do Vale do Jequitinhonha e microregião de Conceição do Mato Dentro. A cidade possui a pecuária como atividade principal, com ênfase na bovinocultura leiteira, sendo que também desenvolve atividades no setor de prestação de serviços.
Com 4.676 habitantes, o município está localizado no sopé do Pico do Itambé, com 2.044m de altitude, principal marco para os bandeirantes e tropeiros que circulavam pela região. O principal atrativo turístico é o Parque Estadual do Pico do Itambé.
Com 2.963 habitantes, o município se destaca pelo Parque Estadual do Rio Preto, considerado um dos mais bonitos de Minas Gerais.
Com 4.982 habitantes, a pequena cidade guarda alguns exemplares de residências, fazendas, igrejas e capelas do período colonial e a Reserva Ecológica “Mata dos Ausentes”, com rica flora de mata tropical.
Caracterizada pela sua ruralidade e religiosidade, Serra Azul de Minas possui em seu acervo histórico fazendas centenárias, grupos tradicionais como Folia de Reis e Caboclos Estrela da Gameleira, além da Capela do Bom Jesus e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
Com 22.059 habitantes, Serro foi a primeira cidade de Minas que teve seu conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, é terra do famoso queijo do Serro e dos pequenos distritos e vilarejos.