Com 5.040 habitantes, Datas possui belezas paisagísticas e resquícios arquitetônicos do período colonial.
O município tem suas origens no início do século XIX, quando houve a busca de novas áreas para o garimpo de ouro e de diamante, nos córregos e ribeirões da região. A partir de 1833, a Coroa Portuguesa passou a distribuir diversas lavras de mineração, denominadas, naquela época, como “datas”. Existem documentos assinados pela Princesa Isabel, cujos registros iniciais fazem referências à região, já com o nome de Datas.
Apesar das agressões causadas pelo garimpo, a região é belíssima, com caminhos inusitados entre rochas e vegetação de Cerrado; algumas cachoeiras, como a de Cuba e a do Galheiros, e sítios arqueológicos nas lapas Pintada e Várzea da Pedreira e nas serras do Salitre e da Garatuja.
A cidade, sempre muito limpa, ainda mantém alguns casarões de arquitetura colonial civil portuguesa, principalmente na praça principal. A Matriz do Divino Espírito Santo é um exemplar único em Minas Gerais. A planta arquitetônica foi feita pelo francês Félix Guizard, mas, com o tempo, sofreu algumas mudanças no projeto original. Foi inaugurada em 1879. É uma construção religiosa que se destaca dentro do Circuito do Diamante, tanto na parte externa, quanto interna, pela singularidade e harmonia de suas cores. Destacam-se, na capela-mor, os tronos, com muitos degraus; o arco decorativo de madeira, ricamente trabalhado, e o sacrário, todo talhado ao estilo rococó, revestido em folha de ouro. Nos corredores, também se destacam os quadros pintados, da Via Sacra.
Datas possui ainda outros templos, como, a Capela de Santa Cruz, onde a tradição da reza pelos datenses ausentes se mantém, tradicionalmente, até os dias atuais, e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, que foi substituída pela ambição de alguns, que acreditavam na existência de ouro no seu subsolo.
As manifestações culturais se manifestam nas bandas e corais, tanto na sede como nos distritos e comunidades; no artesanato, com destaque para as esculturas do Divino Espírito Santo, em madeira, que são lindas; na gastronomia tipicamente mineira; nas danças tradicionais e nos folguedos.
A festa do padroeiro, Divino Espírito Santo, se soma a diversas outras festas religiosas que acontecem durante todo o ano.
A economia de Datas vem de uma grande reserva mineral e de pequenas propriedades com atividades agrícolas. Atualmente, o cultivo de morangos se sobressai, com visitas guiadas a algumas plantações.