Com 3.527 habitantes, a cidade está situada em região montanhosa e possui o distrito de Itapanhoacanga como um de seus destaques.
A pequena cidade possui uma população de 3.527 habitantes, está situada em uma região montanhosa e sua ocupação teve início com a mineração do ouro, no rio do Peixe, com registros de 1712. Alvorada de Minas foi distrito do Serro, se chamava Santo Antônio do Rio do Peixe e, ainda nos dias de hoje, o local é mais conhecido na região como Rio do Peixe.
Na sede do município destacam-se os templos católicos, com arquitetura simples e ornamentações harmônicas: igreja Matriz de Santo Antônio e Capela de Nossa Senhora do Rosário. Santo Antônio é o padroeiro, com festa nos dias 12 e 13 de junho com missas, procissões, barraquinhas, levantamento de mastro, fogos e alvorada.
O distrito de Itapanhoacanga se destaca na região. Localizado a 17 km da sede, teve sua origem também no período da exploração do ouro, no século XVIII; entretanto, a decadência veio logo como registraram os viajantes José Vieira Couto, em 1800, e Saint Hilaire, em 1817.
Do período áureo, restaram a Igreja de São José e a Capela de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja de São José foi tombada pelo Patrimônio Estadual e possui como destaque as pinturas do forro da nave, que retratam a vida de São José e do Menino Jesus, ao estilo rococó retardatário. São painéis feitos em 1787, por Manuel Antônio Fonseca. A Capela de Nossa Senhora do Rosário também possui pinturas sugestivas e de boa qualidade. Relatos lembram quando um minerador solicitou a um de seus escravos o transporte de diamantes. Como a possibilidade de fuga ou roubo era muito grande o minerador fez promessas e, com o sucesso da viagem, deu dinheiro e apoio para a realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que é realizada até os dias de hoje.
Em Itapanhoacanga as mulheres cardam e fazem o fio de algodão para tecelagem e outros trabalhos artesanais. Também se destacam as cachoeiras do Ladim e a da Campina, ambas com possibilidades de banhos e próximas ao antigo arraial.