Com 14.856 habitantes, o município está localizado na mesoregião do Vale do Jequitinhonha e microregião de Conceição do Mato Dentro. A cidade possui a pecuária como atividade principal, com ênfase na bovinocultura leiteira, sendo que também desenvolve atividades no setor de prestação de serviços.
A cidade de Rio Vermelho possui uma área de 973 Km², localizando-se nas coordenadas geográficas de latitude 18º17’37”S e longitude 43º00’29”O. Pertencente à região central e à microrregião de Conceição do Mato Dentro, a cidade de 17.704 habitantes fica a 395 Km de Belo Horizonte, a 845 Km da capital federal, e tem a BR-040, BR-135, BR-259 e a MG-010 como as principais rodovias que servem ao município. Além de sua sede, o município é composto pelo distrito de Pedra Menina, tendo Itamarandiba, Felício dos Santos, Couto de Magalhães de Minas Serra Azul de Minas, Materlândia, Coluna Pulistas e Serro como municípios limítrofes. o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Rio Vermelho conta, atualmente, com aproximadamente 14.000 habitantes.
Inserido na bacia hidrográfica do Rio Doce e do Rio Jequitinhonha, os principais rios do município são o Rio Vermelho e o Rio Barreiras. De clima tropical de altitude , Rio Vermelho tem um índice pluviométrico de 1600 mm anuais e temperaturas médias na casa dos 19ºC.
A cidade possui a pecuária como atividade principal, com ênfase na bovinocultura leiteira, sendo que também desenvolve atividades no setor de prestação de serviços. Rio Vermelho tem no Catolicismo e no Protestantismo suas principais religiões e tem no Aniversário da Cidade sua principal festa, que se realiza anualmente no mês de Dezembro.
O campo industrial de Rio Vermelho não possui grande relevância no cenário estadual. A cidade possui estabelecimentos comerciais como padarias, mercearias, atividades varejistas, com ênfase nos produtos alimentícios, bebidas, tecidos, artigos de vestuário, armarinho, entre outros.
O município é influenciado diretamente pela cidade de Diamantina, com freqüente intercâmbio cultural, econômico e social.
As festas mais importantes são: Festa de Nossa Senhora da Pena – 15 de Agosto Festa do Divino – Julho Festa de Nossa Senhora do Rosário – Outubro Festa do Senhor Bom Jesus – Agosto em Magalhães Festa de São Sebastião – Janeiro Semana do Fazendeiro – Importante exposição agropecuária e outras festividades, locais e regionais. O Aniversário da Cidade é comemorado no dia 31 de Janeiro.