Componente de uma porção da Serra do Espinhaço, a cidade surgiu a partir das expedições de tropeiros durante o período de desbravamento do Brasil, e sua denominação primitiva era Casa de Telha, devido a existência de um único casarão coberto por telhas, enquanto as demais possuíam cobertura de capim ou palha.
Caracterizada pela sua ruralidade e religiosidade, Serra Azul de Minas possui em seu acervo histórico fazendas centenárias, grupos tradicionais como Folia de Reis e Caboclos Estrela da Gameleira, além da Capela do Bom Jesus e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
Tem como atrações principais a Festa do Serrazulense e Amigos na qual milhares de turistas visitam a cidade para acompanhar diversas atrações como cavalgada e bandas de nível nacional, e também a Festa Ruralista, que retrata os traços culturais e religiosos da cidade que vem sendo preservados desde a era dos tropeiros. Para quem gosta de turismo ecológico, a cidade oferece trilhas de matas fechadas que levam a cachoeiras e serras com exuberantes vistas panorâmicas.