Serro lança Museu Virtual inédito

Uma plataforma digital com o registro dos nossos modos de vida e das tradições herdadas dos antepassados.

A Prefeitura do Serro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio inaugura nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o MUSEU VIRTUAL DAS TRADIÇÕES DO SERRO  e o  SISTEMA DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DO MUNICÍPIO. A cerimônia vai acontecer às 19:00h na Chácara do Barão,  em Serro.

Trata-se de uma iniciativa inédita de registro de informações sobre o patrimônio cultural imaterial da cidade utilizando tecnologias digitais dentro do objetivo de contribuir para a difusão e a valorização das nossas antigas práticas culturais  transmitidas de geração em geração e que ainda hoje fazem parte do cotidiano da população serrana.

A visita ao museu poderá ser realizada de qualquer lugar do planeta utilizando a internet, pelo endereço:

www.museudastradicoes.com.br.

A criação do museu faz parte de um convênio realizado entre a Prefeitura Municipal do Serro e a Anglo American dentro do Programa de Valorização, Fomento e Difusão Cultural do Serro.

Segundo o Secretário de Cultura, Pedro Farnesi,  a iniciativa surgiu de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Serro, Secretaria  Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Sebrae, Museu Casa dos Ottoni e Anglo American com o intuito de valorizar, difundir e fortalecer nossa cultura. O projeto, que durou dois anos e contou com a consultoria de Clotildes Avellar Teixeira, historiadora doutora em ciência da informação e especialista em Gestão do patrimônio Cultural.

A ideia é criar um espaço museológico virtual para receber informações geradas pelos próprios moradores, um local onde possam guardar a memória de antigas práticas, referências importantes para os grupos formadores da população serrana. A Plataforma é um espaço vivo, assim como a memória, em constante movimento, aberta a receber contribuições permanentemente.

Durante a visita, o usuário poderá acessar e também compartilhar conteúdos fotografias, textos, sons e vídeos, objetos digitais que vão compor o acervo do museu.  Antes de ser publicado, o material recebido será analisado pelo Comitê Gestor do Museu das Tradições do Serro, responsável pela administração dos conteúdos, acervo, exposições e atividades educativas.

Ao fundo baseia-se numa ideia de interação, pois afinal, a comunidade serrana é que vai determinar o conteúdo que será apresentado na plataforma. Um museu “criado no Serro, com o Serro e para o Serro”.

Dentro do mesmo programa, junto com o Museu Virtual das Tradições do Serro foi criado também um Sistema digital de informações turísticas no sentido de contribuir para o fomento do turismo na cidade. São 10 totens multimídia espalhados estrategicamente pela cidade com o objetivo de orientar o turista no seu deslocamento pelo grande número de atrativos turístico do Serro que se encontram tanto na Sede quando nos distritos e povoados famosos como Milho, Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari.

Nos totens serão disponibilizadas informações sobre os principais atrativos naturais e religiosos que compõem o painel turístico da região, parte integrante do Circuito dos Diamantes que traz no seu interior importantes referências sobre a história brasileira, o processo colonizador e a nossa formação social. Mais um produto voltado para a utilização das novas tecnologias para difundir a cultura e fomentar o turismo em busca de promover o desenvolvimento local.

 

Para saber mais: Secretaria de Cultura: (38) 3541-2754