Restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Serro

Foi publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira, 04 de maio, o primeiro passo para a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e requalificação de seu entorno.

Graças ao comprometimento da Prefeitura do Serro, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Iphan e Ministério da Cultura, mais um monumento entra na agenda nacional a exemplo da Matriz N. S. da Conceição do Serro. Após este processo de apresentação do projeto e aprovação federal, serão contratados os serviços das obras.

Em Serro 11 intervenções foram contempladas no Programa Pac2 das Cidades Históricas do Governo Federal.

A empresa contratada para fazer este projeto é a Século 30 Arquitetura e Restauro- Ltda.

Veja abaixo o que será feito:

Objetos contratados:
1) Igreja Nossa Senhora do Rosário: Levantamento e Elaboração de Projetos de Restauração Arquitetônica, Elaboração de projetos de complementares, elaboração de projetos de restauração de bens móveis e elementos integrados e agenciamento externo de seu adro.
2) Elaboração de projetos para a construção da Casa do Congadeiro e Centro de Memória da Festa do Rosário.
3) Elaboração de projetos de requalificação da área de entorno da igreja.
4) Elaboração de projetos para a estrutura de apoio aos Romeiros e Feirantes da Festa do Rosário.

Segundo o Secretário de Turismo e Cultura Pedro Farnesi, este é resultado de mais um esforço da Prefeitura em busca de ações estruturantes para os munícipes, visitantes e turistas, uma vez que nesta Igreja acontece nossa maior festa. A quase tricentenária Festa de Nossa Senhora do Rosário, patrimônio cultural imaterial de grande importância para a nossa comunidade.
Mais informações na Sec. Cultura: (38) 3541-2754

Foto: Gilmara Paixão- Igreja do Rosário de Serro