Renovada a Certificação dos Circuitos Turísticos Mineiros

Aconteceu ontem (24/03), no Auditório JK da Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, a cerimônia de renovação dos certificados dos Circuitos Turísticos mineiros.

Estiveram presentes o secretário de estado do Turismo, Geraldo Pimenta, o secretário de estado do Governo, Odair Cunha, representando o governador Fernando Pimentel, o secretário de estado da Cultura, Ângelo Osvaldo, o diretor de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, a presidente da Federação dos Circuitos Turísticos, Daly Batista, parlamentares, prefeitos, secretários de Turismo municipais, presidentes e gestores dos Circuitos, dentre outras autoridades.
O evento reafirmou o compromisso do governo com o setor, enfatizando a importância da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais que é modelo para outras regiões do país.

A certificação de um Circuito Turístico é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente, pela Setur/MG, como Instância de Governança Regional do Turismo apta para a execução da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais. Para ser certificado, o Circuito deve atender a uma série de pré-requisitos, estabelecidos no Decreto Estadual 43.321/2003 e na Resolução SETES nº 45/2014, dentre os quais possuir, no mínimo, um ano de existência formal, ser constituído por cinco ou mais municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, e ser uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo. (Fonte: Setur/MG).

Diamantes – O Circuito dos Diamantes foi representado pelo presidente e secretário de Cultura e Turismo de Presidente Kubitschek, Luciano Sanguinete, gestor técnico, Éthany Cunha, pelo prefeito municipal de Diamantina, Paulo Célio, prefeito municipal de Presidente Kubitschek, Rômulo Ronaldo dos Santos, pela Diretora de Turismo de Diamantina, Mariana Zaidan e pela Secretária de Cultura e Turismo de Monjolos, Bárbara Zille.

Fotos: Eulin Ribeiro