Redes sociais pautam Encontro de Presidentes e Gestores de Circuitos Turísticos de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) promoveu, nos dias 30 e 31 de agosto, o Encontro dos Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos juntamente com os Receptivos de Minas Gerais.
No primeiro dia do evento que aconteceu no Actuall Hotel, em Contagem, o grande foco ficou por conta da importância das redes sociais como ferramenta de comunicação para o fortalecimento do turismo no Estado.
Segundo pesquisa realizada pela Diretoria de Pesquisa e Informação Turística da SETUR, 69% das pessoas preferem planejar e executar suas viagens por conta própria. Neste sentido, levando em consideração que a internet influencia diretamente na escolha de destinos, os dados revelam que 60% já mudaram suas opções de viagem após navegar em sites do setor.
O turismólogo Jean Rodrigues, um dos responsáveis pelas redes sociais da Setur, enfatiza em suas apresentações a importância desse meio para promoção dos municípios.  “Hoje os turistas buscam cada vez mais relatos e fotos de experiências em viagens, que podem ser encontradas nas redes sociais. Como exemplo, pode-se citar o Instagram Visite Minas Gerais que em menos de dois anos de criação já possui 25 mil seguidores, em que o publico faz compartilhamentos diários, demonstrando forte engajamento com Minas Gerais”.
Embasado nisso, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, afirma que “utilizar essa ferramenta de promoção é essencial para divulgar Minas Gerais nos cenários nacional e internacional. Por isso a Setur compartilha de sua experiência com os atores que fazem o turismo na ponta”.
A representante da Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur), Danielle Feyo, destaca esta edição como um marco. “Dessa vez, foi possível ver como as ferramentas para institucionalização dos circuitos estão bem estruturadas, aumentando a organização do turismo no Estado, por meio de conversas sobre o projeto de lei estadual. Com isso, a integração e articulação estão em andamento mostrando como os circuitos são importantes ferramentas estratégicas para o turismo acontecer”.

Oportunidade
O encontro que contou com a presença de cerca de 110 participantes, foi considerado um sucesso. Para Marcela Azevedo, da HT Happy Travel, “o evento trouxe muito conhecimento aos participantes. Nesse quase 10 anos de projeto do Minas Recebe este foi o melhor encontro. As pessoas estão mais maduras entendendo mais o conceito de turismo e sua prática, possibilitando maior abertura para o diálogo.”
O Conselho Estadual do Turismo teve uma participação inédita neste ano. Para Lucas Pêgo, representante do conselho e da Abrasel, essa ação traz boas e novas oportunidades. “A Setur conseguiu reunir em um mesmo espaço importantes atores do turismo. A apresentação das instituições gera um alinhamento do trabalho das câmaras para o fortalecimento das atividades. Recebi algumas demandas regionais e esse engajamento é primordial para o desenvolvimento”, conclui.

Fonte: Imprensa/SETUR (http://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1846-redes-sociais-pautam-encontro-do-turismo