Matriz N.S. da Conceição do Serro será a primeira restaurada pelo PAC das Cidades Históricas

Depois de muitas visitas do Prefeito Nondas Miranda e Secretário de Turismo e Cultura, Pedro Farnesi a Brasília teremos a primeira restauração do PAC das Cidades Históricas na igreja Matriz N. S. da Conceição construída em 1713 neste município.

Esta é a primeira de 11 intervenções em diversos monumentos históricos que serão feitos aqui.
A empresa Consmara Engenharia de Projetos Eireli de Belo Horizonte é a vencedora da licitação no valor de R$ 71.644,65.
Esta foi a executora das restaurações na Igreja do Carmo de Diamantina e São Francisco em São João Del Rei dentre outras.
O projeto da obra foi licitado, aguarda depósito do Governo Federal para início da restauração. A inspeção e acompanhamento serão feitos pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN juntamente com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo e Cultura.
***Objetos contratados:
Projeto de Restauração Arquitetônica:
– Levantamento Cadastral, Identificação e Diagnóstico
– Projeto Executivo de Restauração Arquitetônica (manutenção) incluindo Memorial Descritivo,
– Planilha Orçamentária e Cronograma Físico-Financeiro.
– Projeto Executivo de Drenagem (superficial) incluindo Memorial descritivo (recomendações técnicas e caderno de orientações para a conservação programada da edificação), Planilha Orçamentária e Cronograma Físico-Financeiro.
– Projeto Executivo de paisagismo e agenciamento externo, incluindo Memorial Descritivo (recomendações técnicas e caderno de orientação para conservação programada da edificação), Planilha Orçamentária e Cronograma Físico-Financeiro.
– Projeto de Restauração de Elementos Artísticos Integrados: Proposta de Intervenção (Higienização e imunização: retábulo da Capela-Mor, retábulo do Sagrado Coração de Jesus, retábulo de São José, retábulo de N. Sra. Da Conceição,retábulo de N. Sra. Das Dores, forro da Capela-Mor, forro e cimalha da nave, arco-cruzeiro, tribuna do coro e paravento, balaustradas, portas e sobreiras; Restauração dos púlpitos) incluindo Memorial Descritivo, Planilha Orçamentária e Cronograma Físico-Financeiro.
Mais informações: (38) 3541-2754
Foto Maíra Buarque: Igreja N.S. da Conceição