I FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE DIAMANTINA E DISTRITOS

Diamantina e distritos acabam de ganhar um festival para exaltar a grandiosidade dos seus sabores.

Minas Gerais é mundialmente conhecida não apenas pela diversidade gastronômica mas também pelo valor histórico e tradicional dessa alquimia deliciosa que representa nosso estado tão bem!

Ao longo dos séculos, e por causa de nossa história, ingredientes locais se incorporaram à cultura gastronômica de diferentes povos, dos índios aos europeus, passando claro pelos africanos das diversas partes do continente que aqui foram trazidos.

Com ingredientes inusitados e muitas vezes ignorados pela então gastronomia tradicional, os mineiros em busca de riquezas produziram – sem o interesse direto, uma das maiores riquezas de nosso estado: A Gastronomia Mineira!

Apenas em Minas Gerais, o setor de alimentação fora do lar gera mais de 630.000 empregos diretos – sem contar todos os segmentos de base do setor, e uma movimentação financeira da ordem de 22 bilhões de reais por ano *. Dinheiro que vem da cidade ao campo, mantendo e sustentando essa complexa rede que gira sustentada pela Gastronomia.

Muito além disso, a Gastronomia hoje ainda guarda histórias, contos e lendas de nossa forma de viver nos primórdios do descobrimento e nos primeiros séculos de nossa caminhada como país.  Principalmente pela corrida do ouro e dos diamantes, nosso estado recebeu migrantes e imigrantes de todas as partes, que trouxeram consigo enorme diversidade de referências culinárias. Com os ingredientes locais e disponíveis nos diversos biomas que nosso estado possui, nossa Gastronomia adquiriu forma, se consolidou e ganhou o mundo como uma das mais ricas, diversas e deliciosas do planeta!

O Festival de Gastronomia de Diamantina e Distritos surge em 2016 para resgatar, difundir e valorizar receitas tradicionais da região. Serão realizados 6 eventos, com participantes dos 10 distritos da cidade, onde o público poderá conhecer e se deliciar com pratos como Costelinha de porco com broto de samambaia, Farofa de feijão de corda com frango ao molho pardo, Carne de lata, Bolinho de angu com caldo de curimatã, Frango caipira com palma, Dobradinha com feijão branco, entre diversos outros. Os cozinheiros são os moradores dos distritso e produtores rurais da região. Os melhores pratos, selecionados pelos participantes, serão convidados para o evento de encerramento na cidade de Diamantina, onde por dois dias comercializarão ao público as delícias. Todas as edições, tanto nos distritos como na sede trarão barracas de artesanato e apresentações artísticas locais para o público. Um deleite para olhos, ouvidos e paladares!

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Diamantina e pela Fest eventos. Conta com o apoio do SEBRAE – MG, da Emater- MG e da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O patrocínio é feito pelo Ministério do Turismo, Codemig e COMTUR.

 

SERVIÇO: FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE DIAMANTINA E DISTRITOS

DATAS:

sábado, 09/07/2016 Mendanha
sábado, 16/07/2016 Conselheiro Mata
domingo, 17/07/2016 Conselheiro Mata
sábado, 23/07/2016 Inhaí
domingo, 24/07/2016 Curralinho (Extração)
sábado, 06/08/2016 Senador Mourão, Desembargador Otoni, Planalto de Minas
domingo, 07/08/2016 São João da Chapada, Sopa e Guinda
sábado, 13/08/2016 Diamantina
domingo, 14/08/2016 Diamantina

 

Ingressos: Evento totalmente gratuito ao público.

Informações: 38. 35319537 / 38.35319532

*Pesquisa ABASEL 2015 – Conjuntura Econômica do Setor de Alimentação Fora do Lar