I CORRIDA DE ARGOLINHAS DAS GERAÇÕES DE MONJOLOS

Encerramento do Projeto Educar Monjolos 2015 contará com I CORRIDA DE ARGOLINHAS DAS GERAÇÕES.

A Prefeitura Municipal de Monjolos realizará no dia 15 de novembro de 2015 a I CORRIDA DE ARGOLINHAS DAS GERAÇÕES. O evento faz parte da programação de encerramento do Projeto Educar Monjolos 2015.

Sobre o projeto Educar Monjolos

O projeto Educar Monjolos busca realizar atividades de educação patrimonial com estudantes do município de Monjolos. Em 2015, o bem cultural escolhido para ser estudado no projeto foi a Corrida de Argolinhas, uma tradição antiga nos sertões brasileiros que a população de Monjolos preserva com grande apreço.

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Monjolos e contando com parceria da Escola Estadual Imaculada Conceição e da Escola Municipal Prefeito Geraldo Moreira da Costa, o projeto Educar promoveu palestras, oficinas e rodas de conversa em que antigos moradores de Monjolos contaram para os estudantes a história e a importância desta tradição.

Durante as atividades, surgiu a proposta de fazer uma recriação de Corrida de Argolinhas na forma como ela acontecia no passado. Esta maneira de organizar a Corrida contava, entre outras coisas, com um desfile dos cavaleiros, a presença de uma Rainha que distribuía rosas aos cavaleiros que tiravam as argolinhas, a presença de um palhaço animador da festa e o uso de uniformes de seda ou cetim que davam maior pompa aos cavaleiros.

Além trazer estes elementos do passado, a proposta promoverá um encontro inédito entre cavaleiros de diferentes gerações. Para tanto, foram formados três times: o time dos VETERANOS, formado por pessoas que pararam de correr argolinha nos últimos anos, o atual time que representa Monjolos, denominado OS FERAS, e o time juvenil ESPORINHAS, formando por crianças e jovens da cidade.

Após a “grande batalha” entre os times, haverá um momento para aquelas pessoas que nunca puderam correr, experimentar a emoção de tentar tirar a argolinha de cima de um cavalo.

O encerramento da atividade contará ainda com a recriação da brincadeira da Corrida de Argolinhas em Cavalo de Pau como uma forma de incentivar crianças a se envolver e valorizar este bem cultural imaterial.

Programação:

15:00 – Encontro dos times na antiga Estação Ferroviária de Monjolos e tradicional cortejo da casa das Rainhas da Argolinha até a pista de corrida
15:30 – Disputa entre os times com animação dos palhaços
18:00 – Premiação dos vencedores
18:30 – Corrida infantil de Argolinhas com cavalinhos de pau