Festa de Nossa Senhora do Rosário – Alvorada de Minas

 

A festa de Nossa Senhora do Rosário acontece entre 11 e 13 de julho em Alvorada de Minas (sede) e entre 18 e 20 de julho no distrito de Itapanhoacanga. A festa mistura a liturgia católica com folclore. Conta com a presença de reis e rainhas e suas guardas, subida do mastro, cortejo, musicas, indumentários e gestos típicos do congado, da marujada e dos caboclos. 

 

A comunidade se une para preparar a festa durante todo o ano e o rei e a rainha comandam os preparativos. Eles são escolhidos no último dia de celebração para terem seus reinados no ano seguinte.

O início efetivo da festa é marcado pelo levantamento do mastro, no sábado, quando é realizada uma procissão dos reis e rainhas e da congada levando uma réplica da imagem de Nossa Senhora do Rosário em um andor e a bandeira para ser hasteada. O hasteamento é acompanhado por cantorias, rezas e fogos de artifício.

O segundo dia de festa, inicia-se com o café da manhã. Finalizado o café a marujada segue até a casa do rei, para buscá-lo e acompanhá-lo até a casa da rainha. Enquanto isso os outros grupos estão reunidos na porta da casa da Rainha esperando o encontro. A corte segue no ritmo de sons alegres, rezas e danças. Depois da missa o cortejo desce até onde será servido o almoço.  No final da  tarde tem nova procissão.

As noites são reservada para a sociabilizarão de jovens e adultos com barraquinhas e shows.