COMUNICADO DA SECTUR DIAMANTINA

Sectur informa sobre alterações na visitação turística dos monumentos e na realização de eventos no Mercado Velho de Diamantina.

A realização do tradicional Carnaval de Diamantina demanda do poder público municipal uma serie de ações, as quais objetivam regulamentar as festividades carnavalescas na cidade e garantir o bem-estar público.

Uma destas ações está ligada à proteção do patrimônio histórico e artístico e teve início no Carnaval de 2015, quando foi implantada a proteção de alguns monumentos tombados, feita com tapumes revestidos com imagens de trabalhos realizados por alunos da rede municipal de ensino durante o Projeto Educar, o qual abordou tópicos sobre preservação, conservação e uso turístico do patrimônio material.

A Catedral Metropolitana, a Igreja do Senhor do Bonfim, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e o Museu dos Diamantes serão novamente protegidos no Carnaval de 2016. Em virtude disso, a abertura para visitação turística em alguns desses monumentos sofrerá alterações devido à necessidade de instalação das estruturas onde serão fixados os tapumes, que neste ano apresentarão os trabalhos do Projeto Educar de 2015, juntamente com imagens de atrativos turísticos e eventos de Diamantina. A Igreja do Amparo está fechada para visitação turística desde o dia 26/01 (terça-feira), já o museu do Diamante só será fechado no dia 05/01 (sexta-feira).

Outra importante ação está ligada à montagem das estruturas dos espaços de folia. A Praça Barão de Guacuí, conhecida popularmente como Praça do Mercado Velho, é o maior ponto de concentração de foliões da cidade e proporcionalmente demanda uma grande estrutura. A montagem de estruturas de shows, de segurança, de comércio e de banheiros deve ser finalizada antes do início da festa para que seja vistoriada pelo Corpo de Bombeiros. Por isso, os eventos permanentes realizados no Mercado Velho, a Sexta Nossa e a Feira de Sábado, não ocorrerão no final de semana que antecede o Carnaval (29 e 30/01); durante o Carnaval (05 e 06/02) e também não há viabilidade para a realização dos eventos no final de semana posterior ao carnaval (12 e 13/02), devido aos trabalhos de desmontagem das estruturas dos espaços de folia.

A abertura para visitação turística dos demais monumentos da cidade seguirá sua rotina normal até o inicio oficial do Carnaval de 2016, que será no dia 05/01 (sexta-feira). A partir dessa data os visitantes são convidados a curtir as programações da folia e a visitar os monumentos das áreas naturais.


Serviço: Carnaval de Diamantina 2016: É Tradição!

Redação: Alberis Mafra – Turismólogo da Prefeitura de Diamantina

Informações: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio: Praça Antônio Eulálio, 53, Centro – (38) 3531-9532 [email protected]